sábado, 4 de junho de 2011

Paulo Ribeiro: PAC 2 - Mobilidade Urbana para Grandes Cidades

Prezados

A Prefeitura de Belém inscreveu no PAC 2  - Mobilidade Urbana para Grandes Cidades, projeto para implantar um corredor de ônibus na Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Este projeto, que pode ser considerado incompleto, uma vez que não chega ao Centro de Belém e não atende ao sistema metropolitano, poderá inviabilizar o Ação Metrópole que visa implantar um Sistema Integrado de Transporte Metropolitano com o corredor de ônibus que vem desde a BR-316, em Marituba, até o Centro de Belém, passando pela Almirante Barroso, cujo financiamento pela Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA se encontra em estágio avançado de negociação.

O projeto da Prefeitura apresentado no Ministério das Cidades, trata o trecho comum, Av. Almirante Barroso, de forma diferente, sem que a mesma tenha discutido com o Estado o assunto.

No dia 10 de junho próximo, a PMB irá apresentar este projeto em audiência pública, por exigência legal, (cópia do edital em anexo),  mesmo antes da seleção oficial do PAC 2 – Mobilidade nas Grandes Cidades, a ser divulgada pelo Ministério das Cidades até o final deste mês.  

O assunto é sério e poderá botar em risco  um estudo que vem sendo desenvolvido a muito tempo, não acredito  na viabilidade técnica do projeto da PMB, mas caso ela consiga sua  aprovação no PAC 2 Mobilidade na grandes Cidades, poderá inviabilizar a proposta do  Ação Metrópole para o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano.

Paulo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário