Prezados
A Prefeitura de Belém inscreveu no PAC 2 - Mobilidade Urbana para Grandes Cidades, projeto para implantar um corredor de ônibus na Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Este projeto, que pode ser considerado incompleto, uma vez que não chega ao Centro de Belém e não atende ao sistema metropolitano, poderá inviabilizar o Ação Metrópole que visa implantar um Sistema Integrado de Transporte Metropolitano com o corredor de ônibus que vem desde a BR-316, em Marituba, até o Centro de Belém, passando pela Almirante Barroso, cujo financiamento pela Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA se encontra em estágio avançado de negociação.
O projeto da Prefeitura apresentado no Ministério das Cidades, trata o trecho comum, Av. Almirante Barroso, de forma diferente, sem que a mesma tenha discutido com o Estado o assunto.
No dia 10 de junho próximo, a PMB irá apresentar este projeto em audiência pública, por exigência legal, (cópia do edital em anexo), mesmo antes da seleção oficial do PAC 2 – Mobilidade nas Grandes Cidades, a ser divulgada pelo Ministério das Cidades até o final deste mês.
O assunto é sério e poderá botar em risco um estudo que vem sendo desenvolvido a muito tempo, não acredito na viabilidade técnica do projeto da PMB, mas caso ela consiga sua aprovação no PAC 2 Mobilidade na grandes Cidades, poderá inviabilizar a proposta do Ação Metrópole para o Sistema Integrado de Transporte Metropolitano.
Paulo Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário